terça-feira, 29 de março de 2011

HISTÓRIA DO MUNICIPIO DE HERVAL ONDE MORO

Aluna: Marli Teixeira de Teixeira

História da sra. Yolanda
A sra. Yolanda Torres da Silveira Acunha, tem 88 anos nascida e criada
no município de Herval contou-me que seu pai era de origem portuguesa e que
toda sua família é de Herval, onde também contou-me que, a anos atrás
quando ela era criança a água era tirada das imediações da piscina onde era
chamado arroio da pipa pois a água era fornecida numa pipa, para quem não
tinha algibe em casa e era vendida nas ruas, e que em 1932 foi que
construíram a primeira caixa d’água lá no cerro e levaram água encanada para
a população e depois com o passar do tempo e que veio a corsa.
A sra. Yolanda me relatou que quando era criança a praça era iluminada
com lampiões à gás, que onde é a CEEE hoje, era a usina municipal, que
gerava a luz e era a lenha e depois de algum tempo passou a ser a motor à
óleo, também me contou que ela estudou no Grupo Escolar Minervina
Rodrigues da Silva que na época existia ficava aproximadamente perto do
Instituto Estadual São João Batista e que lá ela tirou todo o primário. Segundo
a sra. Yolanda a Prefeitura foi fundada pelo avô dela Sr. Albino da Silva Silveira
que foi prefeito na época.

1 comentário:

  1. OLA MARLI. ESTAVA A PROCURA DE REGISTROS DA ESCOLA 'GRUPO ESCOLAR MINERVINA RODRIGUES DA SILVA' DE HERVAL RS, SENDO ALUNO NOS ANOS 70. EM MINHA PESQUISA QUE ME LEVOU AO TEU BLOG. LI TEUS RELATOS E MUITAS COISA ME IDENTIFICO, COMO A REFERIDA ESCOLA, CAIXA DÁGUA, ANUNCIOS DE PROPAGANDA E COMUNICADOS ATRAVEZ DE UM ALTO-FALANTE DO ZÉ LUIZ, A SENHORA YOLANDA (PROVAVEL MÃE DA KATIA ACUNHA) AS CONHEÇO. TODOS OS FATOS RELATADOS POR DONA YOLANDA SÃO VERDADEIROS. CONHECI O PREDIO JÁ DESATIVADO DA USINA, A CAIXA DÁGUA AINDA EXISTE. MUITO BOM RECORDAR A HISTORIA. UM ABRAÇO. RENATO-CAXIAS DO SUL RS

    ResponderEliminar